sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mandalas de CD

Sabe aqueles cds velhos que você não sabe o que fazer? Aqueles CDs antigos, arranhados, de preferência pirateados que começam a estragar com o tempo? Pois então, na era da reciclagem, eles são super úteis. Sou uma amante das mandalas, (posteriormente farei um post só sobre elas) e acontece que algum tempo atrás conheci uma artista na minha faculdade que vendia mandalas pintadas a mão. Achei aquilo incrível, perguntei como fazia e me surpreendi, pois é super fácil, com materiais acessíveis e dá um resultado lindo.

E por isso que neste post, tentarei ensinar o passo a passo para fazer as mandalas de CD, estão pront@s? Então mãos à obra!


Você vai precisar de:

1 mídia de CD
Verniz Vitral (cores da sua preferência, o potinho com 37 ml pode ser encontrado em qualquer loja de artesanato - recomendo a marca acrilex)
Pincéis tigre redondos nº 14 e nº18
Tinta relevo 3D acrilex
Desenho em formato de mandala da sua preferência
Nailon 
Miçangas
Uma chave de fenda
Sabão Líquido de cozinha
Bombril

CD após lavagem.
Passo nº1 - Lavagem: A primeira coisa a fazer é limpar a mídia, eu diria que é o trabalho mais chato, pois requer um pouquinho de braço. Use sabão líquido de lavar prato e  bombril, à medida que você vai esfregando o CD ele vai descascando, até ficar completamente transparente.

Passo nº 2 - Furar o CD: Pegue aquela chave de fenda pequena do seu pai e se ele não se importar, leve a ponta da chave ao fogo baixo, deixe queimando até a ponta ficar vermelha, quando ficar vermelha escolha o lado do CD que você vai colocar o náilon e é só furar. O plástico vai ceder igual a borracha, talvez saia uns fios, ou um pouco de plástico nas bordas dos furos, mas é possível lixar o excesso.

Passo nº 3 - Desenho: Se você não for tão bom em desenhar como eu, vale a pena pegar uns desenhos da internet e usar de molde. De qualquer forma antes de passar o desenho para o CD, desenhe sua mandala em um papel do mesmo tamanho da mídia, pois depois você vai decalcar.

Passo nº4 - Desenho no CD. Com o desenho pronto, coloque a mídia em cima do desenho, use a Tinta relevo 3D Acrilex (eu gosto mais da transparente) para cobrir todo o desenho, de forma que a sua mandala seja transposta para a mídia transparente. Espere secar até a tinta relevo não ficar mais mole.
Depois de cobrir o desenho
Passo nº 5 - Mãos à obra!: Depois do desenho sequinho, a hora agora é de partir pra criatividade, principalmente nas escolhas das cores. Bom o verniz vitral tem um cheiro forte, então se você for do clube dos problemas respiratórios pinte em um local aberto. É importante pintar com jornal, porque manchas de verniz vitral são complicadas de remover de tecidos, chão e móveis. Para pintar, utilize pincéis redondos de tamanhos diferentes para cada detalhe do desenho (Ex. nº 14, 16, 18). Usa-se pincel redondo porque o verniz deve ser colocado em leves toquinhos e não espalhado como tinta comum. O desenho deve ser preenchido com leves batidas.
Verniz Vitral

Pincel com o bico redondo

Tirei essas imagens do blog Menina Artista, que ilustram bem o processo de pintura da mandala.







Passo nº6- Toque Final: Com o náilon e as miçanguinhas você pode pendurar a sua mandala, tem pessoas que usam linha, linho e etc. Isso depende da criatividade de cada um. Tem todos os tipos e modelos, dos simples aos sofisticados, com pedrinhas, e etc. Os meus desenhos são simples, por falta de talento mesmo. Acabei montando um varal de mandalas, olha só o resultado das minhas experiências:







Ps. Use Solvente de Verniz (encontrado em lojas de artesanato) para lavar o pincéis.


Enfim, muitas energias positivas para a sua mandala, muita arte!

Das coisas que eu gosto: Mandalas de CD.

5 comentários:

  1. Que passo a passo massa! Se não fosse pelo cheiro forte, eu até fazia... da última vez que abri (só abri) o pote de verniz, quase morri.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito as dicas, ja to com o material aqui na mão para tentar fazer um!!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. onde você conseguiu os modelos dessas mandalas?

    ResponderExcluir
  4. Amei...minhas mandalas ficaram um sucesso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...